Comportamento de compra nas redes socias
É um facto que com o avanço das tecnologias os hábitos de consumo tornar-se cada vez mais vulgarizados nos suportes digitais. A adoção de tecnologias digitais e as redes sociais têm motivado a mudança nos hábitos de consumo e as formas de relacionamento entre os consumidores, fazendo surgir um consumidor digital e multicanal. As redes sociais são utilizadas como fontes de informação para os consumidores durante o processo de decisão de compra. Esta rede de relacionamento pessoal que é composta por família (sendo esta o grupo que exerce maior influencia sobre os consumidores), amigos e conhecidos que gera grande credibilidade para o potencial consumidor. Portanto, as suas decisões são bem fundamentadas em informações e por isso tornam-se ativos no processo, oferecendo feedback útil às empresas. É também nestas redes sociais, com a publicação e da constante atualização de dados, que os consumidores provam o seu estatuto, identificam grupos de referência com os quais desejam aspirar, dando informações importantes à cerca do seu consumo e do seu estilo de vida.
Por outro lado, com a constante atualização das bases de dados digitais das organizações, permite ao consumidor estar em contacto com as mais diversificadas ofertas de produtos, susceptiveis de comparação com outras marcas.
Os líderes de opinião, são indivíduos, geralmente com base no seu estatuto social, capazes de influenciar de forma direta ou indireta o nível de consumo, (Pessoas que frequentemente são capazes de influenciar as atitudes e os comportamentos dos outros quer estes procurem a opinião quer sejam recetores da mesma). O caso mais fulminante será o do português Cristiano Ronaldo, que através das suas redes socias, por exemplo, com fotografias, comentários, influenciam o consumo dos seus seguidores no sentido de comprarem o que o atleta também usa. São sempre os primeiros a comprar e a usar para reduzir o grau de incerteza sobre o produto para com os consumidores.
No seguimento e