comportamento consumidor
Ao analisar os mercados consumidores, as empresas precisam investigar quem faz parte do mercado (ocupantes), o que o mercado compra (objetos), por que o mercado compra (objetivos), quem participa da compra (organizações), como o mercado compra (operações), quando o mercado compra (ocasiões) e onde o mercado compra (pontos-de-venda).
Os clientes de hoje:
Estão ficando mais sofisticados e mais sensíveis a preços
Dispõem de pouco tempo e querem mais conveniência
Vêem maior equiparação entre os fornecedores
Estão menos sensíveis à marca do fornecedor e mais abertos a marcas de revendedores e marcas genéricas
Têm altas expectativas quanto a serviços e atendimento
São menos fiéis aos fornecedores
O comportamento do consumidor é influenciado por quatro fatores: culturais (cultura, subcultura e classe social), sociais (grupos de referência, família e papéis e status), pessoais (idade e estágio no ciclo de vida, ocupação e circunstâncias econômicas, estilo de vida e personalidade e auto-imagem) e psicológicos (motivação, percepção, aprendizagem e crenças e atitudes).
A pesquisa de todos esses fatores pode fornecer sugestões sobre como alcançar e servir os clientes mais efetivamente.
Fatores culturais
Os fatores culturais exercem a mais ampla e profunda influência sobre o comportamento do consumidor A cultura é o determinante mais fundamental dos desejos e do comportamento de uma pessoa. Cada cultura consiste em sub-culturas menores que fornecem identificação mais específica e socialização para seus membros. As sub-culturas incluem as nacionalidades, religiões, grupos raciais e regiões geográficas. Classes sociais são divisões relativamente homogêneas e duradouras de uma sociedade, que são ordenadas hierarquicamente e cujos membros compartilham valores, interesses e comportamentos similares.
Fatores sociais
1. Grupos de Referência - Grupos que têm uma influência direta ou indireta sobre as suas