Comportamento animal
PALAVRAS-CHAVE: Bem-estar, comportamento, suínos, carne.
INTRODUÇÃO
Com a crescente intensificação da produção de suínos em sistemas tradicionais de confinamento, observamos que esses animais exibem algumas mudanças comportamentais (estereotipias) em conseqüência a esse sistema de manejo1. Apesar da grande quantidade de estudos relacionada a esta espécie animal, em várias áreas do conhecimento, tais como reprodução, nutrição, genética, bioclimatologia entre outros, pouco se fala sobre o estudo comportamental. Esse distúrbio comportamental se expressa das mais diversas maneiras, observando-se, por exemplo, o excessivo ato de fuçar, mastigar, mamar e/ou morder a cauda dos companheiros de baias. Portanto, observa-se que o bem-estar, que cada vez mais ganha importância no cenário produtivo, fica por vezes comprometido. Esses fatos tomados em conjunto nos levam a acreditar que a abordagem etológica é de extrema importância uma vez que através destes estudos poderemos criar novas tecnologias que sejam capazes de utilizar os conceitos relacionados ao bem-estar na produção animal, de maneira objetiva, de modo a contribuir em termos de produtividade.
O objetivo deste trabalho é discutir o que significa comportamento em suínos e quais as alternativas para alcançar um equilíbrio entre produção de animais e bem estar, para proporcionar a melhor estratégia.
REVISÃO DA LITERATURA
COMPORTAMENTO ANIMAL
Os animais são retirados de seu habitat natural e são manejados em espaços restritos2, ou seja, transferidos para um sistema