Mapeamento wireless na cidade pontes e lacerda
José Luís Ramalho Forin1
Andersown Becher Paes de Barros1,2
1Centro Universitário Candido Rondon (UNIRONDON)
Caixa Postal 78 – Cuiabá – MT – Brasil
2Departamento de Ciências da Computação – UNIRONDON MT – Brasil joseluisforin@gmail.com; andersown@gmail.com
Abstract. This article aims to map the wireless networks in the city of Pontes e Lacerda, MatoGrosso, Brazil. After analyzing the data, I will be demonstrated the numbers, graphs, comparisons between open networks and closed networks, signal strength, among other features.
Resumo. Este artigo tem como objetivo fazer um mapeamento das redes wireless da cidade de Pontes e Lacerda, estado do Mato Grosso, Brasil. Após a análise dos dados, serão demonstrados os números obtidos, gráficos, comparativos entre redes abertas e redes fechadas, intensidade do sinal dentre outras características.
1. Introdução
Atualmente a uma grande ampliação da quantidade de redes sem fio, isso se deve ao grande aumento de produtividade que as tecnologias sem fio proporcionam. Em um recente estudo, descobriram que funcionários com notebooks atingiram um aumento de produção de 30 minutos a 3 horas, comparando aos usuários de desktops. Quando a conexão sem fio é adicionada a esses notebooks, ocorre um aumento de produtividade semanal. Mas apesar da grande vantagem na produção, às redes sem fios também são acompanhadas de desvantagens significativas e talvez a segurança seja a principal delas. (GARTNER, 2009).
Este artigo busca mostrar os problemas das redes sem fio nos três âmbitos de segurança, confidencialidade, integridade e disponibilidade, e fornecer informações, para que o usuário possa reduzir os ricos de uma invasão e vulnerabilidade de seus dados.
Atualmente na cidade de Pontes e Lacerda, pode-se notar que de alguns pontos, muitas redes são detectadas pela antena sem fio usando um computador portátil. Surgiu diante disso a ideia