Comportamento agressivo entre estudantes
Bullying, ou 'bulling', não é doença: é uma forma de violência escolar.
Essas agressões podem ser físicas (chutes, socos, empurrões etc), psicológicas (rumores, ameaças, apelidos maldosos, exclusão), e em alguns casos até mesmo sexual (apalpamentos, abuso sexual).
São ações repetitivas, onde geralmente utilizam características suas para "justificar" as humilhações/ agressões -ex: peso, rendimento escolar, cabelo/ nariz, situação financeira da família,etc.
Um problema nem sempre levado a sério, porém com graves conseqüências.
Uma simples brincadeira não acaba em dor, não acaba em morte, em cicatrizes. Portanto bullying NÃO é brincadeira!
APRESENTAÇÃO
A ABRAPIA, contando com o patrocínio da PETROBRAS, realiza um Programa que visa diagnosticar e implementar ações efetivas para a redução do comportamento agressivo entre estudantes de 11 escolas localizadas no Município do Rio de Janeiro. É seu objetivo sensibilizar educadores, famílias e sociedade para a existência do problema e suas conseqüências, buscando despertá-los para o reconhecimento do direito de toda criança e adolescente a freqüentar uma escola segura e solidária, capaz de gerar cidadãos conscientes do respeito à pessoa humana e às suas diferenças.
CONCEITUAÇÃO
O que é Bullying?
O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, a seguir, citamos algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos, Ofender, Zoar, Gozar, Encarnar, Sacanear, Humilhar,