bullying
Objetivo: Alertar os pediatras sobre a alta prevalência da prática de bullying entre estudantes, conscientizando-os da importância de sua atuação na prevenção, diagnóstico e tratamento dos possíveis danos à saúde e ao desenvolvimento de crianças e adolescentes, além da necessidade em orientar as famílias e a sociedade para o enfrentamento da forma mais freqüente de violência juvenil.
Fonte de dados: Foram acessados bancos de dados bibliográficos e páginas de relevância na Internet, identificando-se artigos e textos recentes sobre o tema.
Síntese dos dados: O comportamento agressivo entre estudantes é um problema universal, tradicionalmente admitido como natural e freqüentemente ignorado ou não valorizado pelos adultos. Estudos realizados nas 2 últimas décadas demonstraram que a sua prática pode ter conseqüências negativas imediatas e tardias para todas as crianças e adolescentes direta ou indiretamente envolvidos. A adoção de programas preventivos continuados em escolas de educação infantil e de ensino fundamental tem demonstrado ser uma das medidas mais efetivas na prevenção do consumo de álcool e drogas e na redução da violência social.
Conclusão: A prevenção do bullying entre estudantes constitui-se em uma necessária medida de saúde pública, capaz de possibilitar o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes, habilitando-os a uma convivência social sadia e segura.
J Pediatr (Rio J). 2005;81(5 Supl):S164-S172: Violência escolar, violência juvenil.
Bullying comportamento agressivo entre estudantes
Bullying aggressive behavior among students
Aramis A. Lopes Neto*
0021-7557/05/81-05-Supl/S164
Jornal de Pediatria
Copyright © 2005 by Sociedade Brasileira de Pediatria ARTIGO DE REVISÃO
Introdução
A violência é um problema de saúde pública importante e crescente no mundo, com sérias conseqüências individuais e sociais1-4, particularmente para os jovens, que aparecem nas estatísticas como os que mais morrem e os que