Bullying
Isabela França Carneiro-13, 3ºB E.M.
A palavra bullying refere-se à atitudes agressivas e repetitivas, sejam estas físicas (brigas) e/ou psicológicas (ofensas), estas atitudes são feitas por apenas um ou por um grupo de estudantes contra outro, causando dor e angústia à vítima. Essa agressão é executada dentro de uma relação de poder consequente da diferença de idade, tamanho, porte físico e desenvolvimento emocional.
São comportamentos agressivos que ocorrem no ambiente escolar entre os alunos. Este tipo de comportamento normalmente é considerado normal devido a idade dos alunos, sendo assim, são ignorados por pais e professores. O comportamento violento, que causa tanta preocupação e temor, mas que muitas vezes é deixado de lado é resultado do desenvolvimento e do contexto social da pessoa (família, escola e comunidade). O modelo do mundo exterior é reproduzido no ambiente escolar, fazendo com que as escolas deixem de ser um lugar seguro, disciplinado, onde existe amizade e amor entre as pessoas e se torna um lugar em que se tem medo e sofrimento.
A escola é de grande importância para as crianças e adolescentes, e aqueles que não gostam do ambiente onde vivem têm maior probabilidade de apresentar desempenhos insatisfatórios e sentimentos de insatisfação com a vida. Um bom relacionamento entre os colegas de classe interfere diretamente no desenvolvimento acadêmico, onde estes estudantes que mantêm um bom relacionamento entre os demais sentem mais segurança e bem-estar e assim terão maiores possibilidades de alcançar um melhor nível de aprendizado. Portanto, a aceitação dos companheiros é fundamental para o desenvolvimento das crianças e adolescentes, aprimorando suas habilidades sociais e fortalecendo a capacidade de reação diante de situações de tensão. É essencial que uma pessoa sinta-se aceita e querida no meio onde vive, isto faz com que ela sinta prazer no que faz e tenha estimulo para ir todos os dias