Comportamento 124
Objetivo é relaxar e mandar o estresse embora
Livros para colorir e lápis de cor já não fazem mais parte apenas do mundo infantil, há algum tempo que eles ganharam espaço também entre arquivos, contas e computadores nas mesas dos adultos.
O primeiro livro a chegar foi ‘Jardim Secreto’, livro escrito pela escocesa Johanna Basford, que aqui no Brasil foi lançado pela editora Sextante. Com 96 páginas, e com um valor aproximado de R$ 30, até metade do mês passado já tinha vendido 100 mil cópias no país e mais de 1,5 milhão e meio em todo o mundo (dados divulgados pela Folha de S. Paulo).
A palavra “antiestresse”, que aparece no subtítulo, já diz muito sobre o objetivo: deixar esse problema para longe. A forma para conquistar isso é colorir os desenhos em preto e branco que estão dentro do livro.
Muitos especialistas acreditam que o ato de pintar realmente cria o efeito tranquilizante e, por isso, é uma das atividades usadas na terapia ocupacional para pacientes com distúrbios mentais como ansiedade.
Porém, nem sempre funciona com todo mundo. Há casos de pessoas que relataram apresentar mais ansiedade quando passam muito tempo realizando a mesma atividade.
Mesmo que os livros não sejam ‘a salvação de todos os problemas’, com certeza são ótimos passa tempo. Não é a toa que outros livros também estão sendo lançados com as mesmas propostas. A autora de ‘Jardim Secreto’ também lançou ‘Floresta Encantada’. Há ainda produtos de outros autores, como ‘Mandalas Mágicas’, ‘Floresta Mágica’ e ‘Jardim Encantado’.
Com ou sem efeito terapêutico, muitas pessoas vêm descobrindo um desejo secreto de colorir a vida. Você já experimentou?