materiais e tecnicas de contrução
Programa de Melhorias : Alvenaria de vedação
GT Projetos e GT Interação Alvenaria-Estrutura
Manual de Projetos de Alvenaria de Vedação
Este relatório é a conclusão dos trabalhos dos grupos acima , que fazem parte do programa elaborado pela Comunidade da Construção de Campinas, com base nas respostas da pesquisa realizada com 25 construtoras da cidade. Nas respostas, foi detectada uma grande preocupação com as patologias de fissuras na alvenaria e sua interface com a estrutura de concreto. Assim , foram estudadas as melhores práticas construtivas utilizadas atualmente e detalhado como representá-las em um Projeto de Alvenaria de Vedação (PAV).
1. Condições Iniciais
Devemos inicialmente reunir todo o material existente, verificando se cada um dos elementos contém todas as informações necessárias para a correta execução do projeto de alvenaria. Em seguida , devemos analisar a compatibilidade entre as informações e provocar, se necessário, uma reunião entre as partes, incluindo a construtora. Devemos incentivar que o projeto de alvenaria seja feito concomitantemente aos demais para chegarmos aos projetos executivos já compatibilizados.
Os principais pontos de cada projeto, a serem observados são:
a) Projeto Arquitetônico
Composto do conjunto dos projetos : pré-executivo, legal, material de vendas.
Deve conter todos os elementos já compatibilizados e apresentar os eixos de locação da obra. !
Paredes em planta
Locação das alvenarias brutas (sem revestimento), com suas espessuras e posicionamento em relação aos pilares. Normalmente as alvenarias externas faceiam os pilares (pode ser para dentro ou para fora) e as internas estão nos eixos dos pilares. Se as alvenarias não forem centradas nas vigas, fazer a observação em detalhe.
A tendência é a utilização de blocos de 14 cm com vigas de 14 cm (largura ideal pela nova Norma). As paredes de 9 cm normalmente são empregadas sob lajes e não sob vigas. Quando existirem espessuras