Componentes Oracle
Principais componentes do Oracle
Processo do Usuário: Este é o programa que requer uma interação com o banco de dados, iniciando uma conexão. Ele só se comunica com o processo do servidor correspondente. É inicializado quando um usuário solicita uma conexão com o servidor de banco de dados.
Processo do Servidor: Ele representa o programa que entra em interação direta com o servidor Oracle. Responde a todas as consultas (ou pedidos) e retorna os resultados. Ele pode ser dedicado a um servidor cliente ou compartilhado com vários.
PGA (Program Local Area): A PGA é o buffer de memória que contém dados e algumas informações de controle de uma sessão de um usuário. A PGA é criada e alocada quando um novo processo é inicializado no servidor. As suas informações dependem da configuração do Oracle. Assim, existe uma área de memória PGA para cada usuário que está executando seus trabalhos no Oracle.
Instância: Uma Instância Oracle consiste na estrutura de memória chamada de SGA (System Global Area) e nos processos em segundo plano (background processes) utilizados para gerenciar o banco de dados. Uma Instância Oracle somente pode abrir e utilizar um banco de dados de cada vez.
SGA (System Global Area): A SGA é uma região de memória compartilhada por todos os usuários e alocada pelo Oracle. Contém os dados e as informações de controle de uma instância. Ela é alocada quando uma