PDA II Douglas E Dany Lesh
1715 palavras
7 páginas
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA REUNIDACURSO DE ENFERMAGEM
DANIELY DOMINGOS MOREIRA
DOUGLAS VIEIRA LEITE BENEVIDES
LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA
Redenção – PA
2014
DANIELY DOMINGOS MOREIRA
DOUGLAS VIEIRA LEITE BENEVIDES
LEISHMANIOSE VISCERAL CANINA
Pré-Projeto de Pesquisa apresentado ao curso de Enfermagem da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia Reunida - FESAR como pré-requisito, para obtenção parcial de nota da disciplina Projeto Dirigido de aprendizagem II, sob a orientação da
Prof. ª. Drª Claudia Marinovic.
REDENÇÃO – PA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo Geral 6
2.2 Objetivos específicos 6
3 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 7
REFERÊNCIAS 11
1 INTRODUÇÃO
A leishmaniose é uma doença que acomete o cão, o homem e diversas outras espécies animais, quando estes entram em contato com o ciclo de transmissão do parasita. É uma zoonoses que se encontra entre as seis endemias consideradas prioritárias no mundo. A leishmaniose visceral, dada a sua alta letalidade e incidência, principalmente em indivíduos não tratados e crianças desnutridas, é também considerada emergente em indivíduos portadores da infecção pelo vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), tornando-se uma das doenças mais importantes da atualidade (BRASIL, 2006).
Possui uma ampla distribuição ocorrendo na Europa, na África, no Oriente Médio, na Ásia e nas Américas, onde pode ser denominada de leishmaniose visceral americana (LVA) ou calazar neo-tropical. Na América Latina, a doença já foi descrita em pelo menos quatorze países sendo que noventa por cento dos casos ocorrem no Brasil, especialmente na Região Nordeste. Além desta região, a Região Norte também tem sido descrita como endêmica no Brasil, seno que nos últimos anos tem se notado crescente prevalência dos casos em áreas do Sudeste, com aproximação inclusive para periferia de grandes centros urbanos e capitais estaduais (BRASIL, 2006).
As leishmanioses