Componentes fotoeletrônicos
Componentes fotoeletrônicos são dispositivos cujas propriedades elétricas modificam-se perante a incidência de luz.
Podemos dizer que a fotoeletricidade é o fenômeno no qual partículas de carga são liberadas de um material quando ele absorve energia radiante, muitas vezes ultrapassando os limites das radiações visíveis.
Definido comumente como a ejeção de elétrons da superfície de uma chapa metálica quando a luz índice sobre ela. Esse fenômeno foi observado em 1887 pelo físico alemão Heinrich Rudolf Hertz. Quando elétrons de tais elementos são excitados, algumas grandezas são modificadas, como por exemplo, a resistência.
Para isso deve-se fornecer aos elétrons energia em forma de radiações de determinada frequência, para que estes se movam no material ou mesmo se afastem dele. Essa energia é absorvida em forma de fótons.
Natureza da luz
A luz é uma forma de oscilação eletromagnética que se dispersa no meio em que se encontra a uma velocidade aproximada de 3 . 108 m/s (300.000km/s). Em outras palavras, luz é a radiação eletromagnética, de comprimento de onda compreendido entre 4.000 e 7.800 angströms, capaz de estimular o olho e produzir a sensação visual.
As ondas eletromagnéticas não deslocam partículas de matéria, como no caso das ondas de som, ocorre sim, modificações periódicas de campos elétricos e magnéticos no ambiente em se encontram.
A figura a seguir mostra o espectro de uma radiação luminosa, onde observa-se o campo elétrico E e o campo magnético H que ao se cruzarem formam uma onda luminosa cujo comprimento corresponde a uma oscilação completa do fóton.
Espectro eletromagnético
A luz visível ou espectro solar, capaz de impressionar a retina e de gerar imagens no cérebro, constitui apenas uma parte do total das radiações eletromagnéticas. À medida que o instrumental científico ganhou mais precisão, o homem teve acesso a um universo novo, em que descobriu fenômenos até então ignorados, como os raios