componentes estratégicos
EDILSON VIEIRA ROCHA
JONES GARCIA FIGUEIRA
ADMINISTRAÇÃO COOPERATIVA
MACAPÁ-AP, 01 de outubro de 2013
MODELO DE GESTÃO DAS COOPERATIVAS
Abaixo se encontram alguns componentes apresentados pelo Modelo de Gestão das Cooperativas, sendo abordadas suas considerações iniciais.
Componentes Estratégicos: são compostos pelos seguintes instrumentos administrativos: Planejamento Estratégico, Qualidade Total e Marketing Total.
O Planejamento Estratégico define a direção que a cooperativa deve estabelecer para alcançar seu objetivo, analisando sua estrutura interna e os fatores externos para o melhor desenvolvimento estratégico.
Qualidade Total se baseia na aceitação de um produto ou serviço em relação as exigências do mercado. A análise e implementação de sugestões de clientes e colaboradores da cooperativa, além do acompanhamento das tendências globais, contribuem para se obter maior aceitação dos produtos ou serviços no mercado, obtendo-se a Qualidade Total.
Marketing Total envolve a interação entre as atividades e unidades organizacionais da cooperativa, com a contribuição dos cooperados, através de suas necessidades e expectativas e análise do mercado atual e futuro.
Componentes Estruturais: a estrutura organizacional de uma cooperativa é estabelecida através dos seguintes fatores:
Departamentalização: é o agrupamento das atividades e recursos da cooperativa em unidades organizacionais;
Níveis Hierárquicos: é a demanda de cargos e níveis de autoridades.
Amplitude de Controle: é o numero de subordinados que um chefe pode supervisionar de maneira satisfatória;
Delegação: é a transferência de certo nível de responsabilidade de um chefe ao seu subordinado, sendo que a tarefa delegada continue sendo de responsabilidade do chefe;
Centralização: é a maior concentração do poder decisório da administração da cooperativa;
Descentralização: é a menor concentração de poder decisório