Compondo com a compostagem
Título: Compondo com a compostagem.
Descrição da ação 1.1 Resumo da proposta:
Baseado no projeto de reciclagem realizado em Bali, onde a ilha afundava-se no lixo e não há coleta seletiva. Na vila de Temesi os moradores cansaram de viver em tal realidade e construíram uma estação de reciclagem, onde 100 funcionários trabalham na redução de 60 toneladas de lixo por dia. Com o objetivo de diminuir a quantidade de lixo e a emissão de gases do efeito estufa. Os resíduos orgânicos viram adubo e a estação é financiada com a venda deste composto e de créditos de carbono.
Será então proposto um modelo similar, adaptado a realidade e recursos disponíveis. Desta forma, proem-se primeiramente mostrar a realidade e necessidade de tal projeto a população, tendo inicialmente como foco e publico alvo os alunos e famílias, da escola municipal em que o GAMA já vem atuando, em forma de palestras, dando assim uma educação ambiental à tal público. Para que, com o conhecimento já formado, possa-se trabalhar de forma prática. Então, será proposto um simples modelo de criação de um comspoteira, podendo ser construído e cultivado pelas crianças. E assim, com o lixo orgânico, advindo da cantina da escola, transformado em adubo as crianças possam também montar um horta na escola. Podendo, de certa, forma tornar parte da cantina autossustentável.
O modelo servirá de conhecimento para os alunos, onde estes poderão passar para os seus pais e familiares. Podendo além de levar uma consciência e educação ambiental, gerar benefícios para o próprio lar. Onde posteriormente o sistema pode, ou espera-se que seja aplicado.
Palavras chave: lixo orgânico, compostagem, economia verde, sustentabilidade.
2. Justificativa do tema
O reaproveitamento de resíduos domésticos no Brasil ainda é muito baixo, levando diariamente toneladas de matéria-prima reciclável para os aterros sanitários ou