Constituinte/Estado LaicoPrimavera Árabe.
545 palavras
3 páginas
Constituinte exclusivaConstituinte exclusiva é uma representação composta por não políticos e principalmente de professores universitários, de entendedores de política, cientistas políticos, professores de direito constitucional, para representarem a Nação. Ela é o instrumento mais efetivo para se conseguir chegar mais próximo de resultados que atendam de fato às reivindicações que surgiram das ruas.
A exigência de que ocorra uma constituinte e de que é imoral deixar que a atual classe política definisse os contornos de uma reforma do sistema político e eleitoral. A ideia de uma Constituinte exclusiva tem como fundamento a eleição de representantes do povo com a intenção de introduzir dispositivos que fortaleçam a participação popular, incentivem os partidos ideológicos e contribuam no combate contra a corrupção.
Alguns pontos para a reforma política
1. Instauração do financiamento público para as campanhas eleitorais; 2. Proibição de financiamento eleitoral por pessoas jurídicas; 4. Extinção do sistema de voto dado ao candidato individualmente; 5. Estimular a maior participação de sub-representações da população nas instâncias políticas e partidárias.
Estado Laico
Estado laico significa um país ou nação com uma posição neutra no campo religioso. Também conhecido como Estado secular, o Estado laico tem como princípio favorecer, através de leis e ações, a boa convivência entre os credos e religiões. Diferentemente dos países teocráticos, nos quais a religião exerce o seu controle político na definição das ações governativas.
Um Estado laico defende a liberdade religiosa a todos os seus cidadãos e não permite a interferência de correntes religiosas em matérias sociopolíticas e culturais.
O Brasil é oficialmente um Estado laico, pois em nossa Constituição há um artigo que garante liberdade de culto religioso, além de proteção e respeito às manifestações religiosas. Há também, em nosso país, a separação entre Estado e Igreja. Apesar de que no