boifisica
838 palavras
4 páginas
Compartilhar no FacebookO que é Assepsia:
Assepsia é o conjunto de procedimentos que visam impedir a introdução de germes patogênicos em determinado organismo, ambiente e objetos. É o cuidado com a limpeza e higiene de tudo que nos cerca.
A assepsia das mãos é sem dúvida um processo muito importante para evitar a propagação de germes que podem ocasionar infecções, uma vez que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos. Sendo a pele um reservatório de diversos germes patogênicos, estes podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto (pele a pele) ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminadas.
Assepsia hospitalar
A assepsia hospitalar tem como objetivo evitar ou remover a contaminação dos objetos, equipamentos e todo o material hospitalar, como também do pessoal de saúde que lida com os doentes.
A falta de assepsia no ambiente hospitalar é a principal causa da propagação das infecções por microrganismos como vírus, bactérias, protozoários etc.
A assepsia pode ser feita de diversas formas, entre elas a desinfecção e a esterilização, que é feita mediante a aplicação de agentes físicos ou químicos, que destroem os agentes infecciosos.A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, minimização de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados" (Teixeira & Valle, 1996). Este foco de atenção retorna ao ambiente ocupacional e amplia-se para a proteção ambiental e a qualidade. Não é centrado em técnicas de DNA recombinante...
Uma outra definição, baseada na cultura da engenharia de segurança e da medicina do trabalho é encontrada em Costa (1996), onde aparece "conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas, empregadas para