complexo multifuncional
Rochaverá Corporate Towers
Aflalo & Gasperini Arquitetos
São Paulo – SP – 2006-2012
Implantado numa área praticamente plana de 34.000m² entre a Marginal do Rio Pinheiros e a Av. Eng. Luís Carlos Berrini, o empreendimento multifuncional complexo Rochaverá possui implantação excêntrica aos eixos ortogonais que dialoga de forma inusitada com seus planos inclinados, criando, num primeiro momento, estranheza ao observador.
HISTÓRIA
A idealização deu-se em meados de 1999 e após pesquisa o projeto começou a ser elaborado em 2006, tendo sua última torre finalizada em janeiro de 2012. Na fase de estudos preliminares, o escritório de arquitetura propôs variadas dimensões de escritório, uma vez que o Coeficiente de Aproveitamento (CA) do terreno era de 1,5; no decorrer desses anos de pesquisa, surgiu uma oportunidade de aumentar o CA, com a compra de “potencial construtivo” de outras áreas, através de uma operação de revitalização do centro velho e de outros bairros degradados de São Paulo, denominada “Operação Urbana Centro”, resultando então, num CA de 3, dobrando a possibilidade construtiva do terreno.
Um plano diretor específico foi desenvolvido, com 4 edifícios de escritórios e 3 subsolos. O programa simplificado levava em consideração a presença lindeira de dois centros comerciais, os shoppings centers: Morumbi e Market Place. Fato que propiciou intervenção do Ministério Público devido ao impacto dessa ação, uma vez que o zoneamento original previsto para aquela área era 50% menor do que seria implantado de fato. Nem mesmo a facilidade de se encontrar próximo a uma zona de transporte de massas e de uma avenida arterial de grande escoamento, animou o MP a cambiar de ideia.
Foi preciso uma crise mundial (atentado contra o WTC-NY) e reformulação de diretrizes do zoneamento paulistano, associada à Operação Urbana Águas Espraiadas, onde uma avenida homônima e ladeada por favelas, cederia espaço para um complexo viário composto de