Completo
Professora Josélia
Halterofilismo
Juliana Steil
Amanda
Beatriz Eloisy
Rebeca
Santos
2015
Sumário
A História 3
O Esporte no Brasil 4
Competição 5
Faixas Etárias 6
Classes de peso 6
Equipamentos 7
Trajes dos competidores 8
Equipamentos de proteção 8
Conclusão 9
Referências 10
A História
Halterofilismo vem do grego halteres, “massas de chumbo para fazer exercícios nos ginásios”, ligado ao sufixo francês - philie, em português - filia, 'amizade', ambos do grego phílos, “amigo”'.
O esporte é conhecido como halterofilismo, levantamento de peso, ou ainda, levantamento de peso olímpico (LPO), é um esporte de força, cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível, do chão até sobre a cabeça, em uma barra em que são fixados pesos. Compete-se em duas modalidades: o arranco e o arremesso. Seu objetivo é desenvolver a potência (força rápida, explosiva) e exige técnica, flexibilidade, coordenação e equilíbrio.
Os registros mais antigos falam de uma prova para a admissão de soldados chineses, que tinham que levantar um pesado barril, cerca de 5000 mil anos atrás. As primeiras competições organizadas de levantamento de peso começaram no final do século XIX, O primeiro campeonato mundial foi disputado em Londres, em 1891 e o esporte já estava presente nos primeiros jogos olímpicos da era moderna, em Atenas 1896.
O primeiro campeão foi o dinamarquês Viggo Jensen no levantamento de pesos com as duas mãos. Noutra categoria, a hoje exótica prova do levantamento de peso com “um braço”, o campeão foi o britânico Launceston Elliott. Mas Elliott passou a posar seminu, exibindo seu físico para revistas de fotografias e o fato virou um escândalo tão grande para a época que na olimpíada seguinte em Paris/1900, os organizadores não incluíram as provas de levantamento de pesos. Só retornariam em Saint Louis/1904, mas ficou novamente de fora até 1920 e não saiu mais, mudando apenas as normas de competição.
Em 1905,