COMPETÊNCIAS DO PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO
Competência é a capacidade para executar e realizar uma atividade, com ética e valores, saber fazer um bom trabalho e ter o conhecimento conceitual que é o fazer.
As novas tecnologias oferecem mais oportunidades e requerem mudanças dos bibliotecários para lidar com informação para outros (usuários).
Competências poderiam ser validadas por opiniões quanto à adequação. O nível de satisfação com o desempenho do bibliotecário poderia ser relacionado a eficácia e uso repetido dos serviços e produtos pelos usuários.
Novas competências mostram mudanças no ambiente, nas necessidades de usuários e uso de novas tecnologias. Mas poucos empregadores sabem as competências necessárias para o trabalho de bibliotecários.
A competência profissional do bibliotecário pode ser descrita em 3 palavras:
Conhecimento – é informação sobre, ter experiência, vem com a educação formal, experiência e treinamento;
Habilidades (skills) - É saber usar o conhecimento de alguém efetivamente. Requer treino e experiência, para adquirir habilidades necessárias;
Atitudes - aproximação mental ou emocional de alguém ou algo.
“Preço” da competência:
Importância econômica que a competência exerce: maior e menor gasto de recursos, utilização do orçamento, compras.
Propósito e quantidade de uso da informação determinam seu valor.
Eficácia: está ligada a fatores externos, para ser uma pessoa eficaz não é suficiente que ele esteja satisfeito com seu próprio comportamento, mas outros também devem considerá-lo eficiente.
O desempenho afeta a eficácia do serviço de informação em termos de satisfação do usuário.
A base para um desempenho de alto nível é a competência do staff/grupo.
O nível de competência depende da capacidade do indivíduo de aprender e da motivação para fazê-lo. A motivação vem de incentivos e recompensas (ex: salário) assim como interesse no trabalho.
O nível de desempenho pode ser influenciado pela competência de colegas de