Comparações calc e excel
Quando falamos em aplicativos de planilhas eletrônicas a primeira lembrança que nos surge é o Excel. Embora seja o mais usado, o aplicativo da Microsoft não é o único existente, nem tão pouco o primeiro. Antes dele já tivemos Multiplan, Supercalc, Lotus 123 e Quattro Pro. Atualmente, nem é mais preciso instalar programa em seu computador para criar uma planilha eletrônica. A Google possui uma versão online para essa finalidade, trata-se do aplicativo Spread Sheets (spreadsheets.google.com). Mas, sem dúvida alguma é o Excel quem se mantém no topo e tem como seu principal concorrente o Calc, aplicativo que integra a suíte OpenOffice e suas versões BrOffice e Libre Office. Visualmente os dois aplicativos são extremamente semelhantes, além de usarem formas idênticas para editar fórmulas e formatar células. Mas claro, há diferenças entre as duas planilhas e que passamos a comparar a seguir.
Visualmente o Calc é bem parecido com as versões 2000 e 2003 do Excel. Mas, há uma série de detalhes que diferenciam os dois aplicativos. Começando pela quantidade de células. Enquanto uma planilha do Excel possui 256 colunas (isso ainda na versão 2003, a partir do 2007 são 16.384 colunas), já o Calc apresenta planilhas com 1.024 colunas. A quantidade de linhas é mesma 65.536, considerando apenas as versões anteriores ao Excel 2007.
Referências Externas
Quando nos referimos a valores contidos em outras planilhas usamos operadores especiais, tanto no Excel quanto no Calc. Mas, esses operadores variam de um aplicativo para outro. Por exemplo, no Excel, ao digitarmos a fórmula =Plan2!A1, será buscado valor contido na célula A1 da planilha Plan2. Já no Calc, a mesma referência deveria ser informada com =Plan2.A1, usando o caractere "ponto" e não a "exclamação". As referências a outros arquivos também usam operadores diferentes. No Excel, são usados colchetes e no Calc, aspas simples. Então, ao digitar a fórmula =[Arq1.xls]Plan2!B3 o Excel buscará o