Comparação entre filmes
O filme Clube da Luta faz uma crítica ao sistema capitalista, onde não somos definidos pelo que somos, mas sim pelo que possuímos. Dessa forma, a personagem principal, Jack, sente-se corrompido e manipulado pelo sistema em que vive, o que o faz procurar dentro dele mesmo tudo aquilo que ele gostaria de ser, que se torna a personagem Tyler, totalmente o oposto de Jack, não tem medo, é valente e que não tem apego a bens materiais. Porém, ele não passa de um fruto da imaginação de Jack. Ele acredita que Tyler é uma pessoa real e começa a seguir seus passos, mudando totalmente seu jeito de pensar e de agir, dessa forma começando a realizar atos de vandalismo e maldades por toda a cidade.
Podemos fazer uma breve comparação ao filme Laranja Mecânica, onde quatro jovens amigos se juntam e também realizam atos de vandalismo pela cidade, matando gente inocente, destruindo bens públicos e causando um caos total, tudo isso por um influenciar o outro, o que é o caso dos dois filmes.
Também podemos comparar Clube da Luta ao filme Trainspotting – Sem limites, pois Renton se junta a seus quatro amigos no uso das drogas, principalmente a heroína, e por influência dos mesmos não consegue larga-las, o que acontece com Jack quando sua mente o manipula criando Tyler, que o faz se tornar uma pessoa completamente diferente do que era inicialmente.
Já com o filme Dogville, Clube da Luta se assemelha em diferentes pontos, como por exemplo o fato de que Grace foge de casa devido a um desentendimento com seu pai e se abriga em Dogville durante sua fuga, da mesma forma como, para fugir de seus problemas, Jack começa a frequentar grupos de ajuda para curar sua insônia, pois lá encontrava pessoas com problemas piores do que os dele, e isso o fazia sentir melhor. Outro ponto em que esses dois filmes podem ser comparados, é o fato de haver a violência e a vingança contra aqueles que prejudicaram tanto Grace quanto Jack em ambos os filmes.