Filme Gattaca - Comparação e Resumo
A história se desenvolve em uma sociedade num futuro não muito distante, onde o avanço científico alcança um nível extremo no desenvolvimento da manipulação genética em humanos.
O filme conduz-nos a uma reflexão sobre o processo de Eugenia, o que mais ou menos significa "bem nascido", legitimado pelo desenvolvimento científico na medida em que os casais que desejam ter filhos submetem-se à manipulação dos seus códigos genéticos com o objetivo de que produzam crianças com a melhor combinação de qualidades genéticas possível, (esses são chamados de "válidos") excluindo a probabilidade de doenças, deficiencias ou elementos indesejáveis que possam a se tornar fatais.
Os que são concebidos naturalmente são chamados de "inválidos", excluídos da sociedade por não serem perfeitos como os válidos. Vincent Freeman, o primogênito, nasceu do amor de seus pais sem preparos genéticos, enquanto seu irmão nasceu pela manipulação genética. Tem desde pequeno o desejo de ser um astronauta, mas tem em seu código genético predisposições a doenças que não lhe permitem nada melhor em vida que o emprego de faxineiro. Consegue, porém, um lugar de destaque em uma corporação, escondendo sua identidade genética verdadeira. Tudo segue perfeitamente, com muito esforço, até que um assassinato em seu emprego põe sua máscara em risco, podendo expor seu passado. Análise e conceitos.
Está na cara que o foco do filme é nos mostrar o quão cruel e desigual pode ser uma sociedade e seus ''manda-chuvas''. Essa sociedade em questão, privatiza ao extremo o que podemos chamar de escória, ou inválidos, de forma que não consigam arrumar um emprego digno, inclusão social ou quaisquer outra coisa.
Cidadania é o exercício dos direitos e deveres civís, segregação significa isolar e preconceito é uma atitude discriminatória, uma ideia formada antecipadamente que não tem nenhum fundamento sério. Em Gattaca temos esses 3 temas de sobra, os inválidos com certeza têm direitos