Comparação entre o filme “Império” e os dias de hoje
Roma teve um grande imperador, um homem querido pelo povo, respeitado, temido e poderoso em todo o império romano, mas conspiraram eo assassinaram brutalmente, em busca de assumir seu poder. Ele foi Júlio Cesar, morto pelos corruptos senadores do parlamento, que queriam tomar seu lugar em Roma.
Júlio Cesar foi assassinado, mas osassassinos não foram condenados porque naquela época matar um tirano não era crime e Júlio Cesar foi apontado como um tirano. Hoje em dia não se pode matar algum por punição, mesmo que ele seja umtirano, assassino, sob nenhuma hipótese, pois todos têm direito a vida.
Na época do antigo Império Romano, já existia a democracia, só que diferente da dos dias de hoje. Os Senadores eram nomeados peloImperador, já hoje em dia a população é quem escolhe os seus representantes.
Naquele tempo existiam escravos que eram maltratados iguais a animais, já hoje a escravidão foi abolida. Outra coisa quemudou foi o direito a sucessão, pois Júlio Cesar deixou como seu sucessor o seu sobrinho, filho de sua irmã e não o seu filho adotivo. Já nos dias de hoje o direito protege os filhos, pois os filhostêm direito a 50% do patrimônio dos pais e só o restante pode ser herdado à outra pessoa que não seja filho.
Nesse contexto, podemos observar que o povo romano daquela época eram enganados e iludidospelos soberanos que distribuíam pão e divertia-os com as batalha dos gladiadores, o chamado “pão e circo”. Era desse modo que faziam a politica em Roma.
A politica, hoje não mudou muito, comparandocom o antigo império romano que sérvio de base para as varias formas de governo inclusive o do Brasil, se examinarmos minuciosamente a herança politica deixada pelos imperadores, vamos perceber quepouco mudou e a busca incansável pelo poder ainda continua. Os governos continuam a utilizar o “pão e circo” de uma forma deferente mais moderna, exemplo e a copa do mundo, sem tanta violência como