Comparação entre Carro e Metro
A decisão tomada por Barack Obama leva a certo desconforto considerando que o slogan da sua campanha eleitoral foi a retirada dos soldados que estavam combatendo no Iraque. Visto que os americanos não querem uma guerra civil no Iraque novamente, a promessa que apenas tropas aéreas circularam pelas áreas de risco, ainda está sendo criticada pela mídia dos EUA.
A partir dos conceitos de virtú e fortuna podemos analisar a decisão de Obama de outra maneira.
No contexto em que os conflitos se encontram, enviar tropas é a melhor decisão a se tomar a pesar da contradição inicial da população, pois essas tropas enviadas e protegendo a população do Iraque os EUA pode com isso ganhar um aliado político que por sua vez pode vir a tornar-se um fator essencial em determinada ocasião. Além do aspecto político há o aspecto comercial, tendo em vista que o Iraque sofre um embargo comercial e não faz comércio, isso resultaria em um novo mercado consumidor e por fim mais lucro para os norte-americanos.
Com os conflitos contidos as tropas voltariam e Obama geraria uma dependência diplomática por parte iraquiana pelo fato de precisar de ajuda humanitária na reconstrução das cidades atingidas pelos ataques, na formação de uma indústria de ajudaria na geração de empregos que como consequência aqueceria a economia e o consumo.
Com sua imagem de força militar apresentada constantemente em filmes e séries de TV os americanos passaram a desempenhar um papel de intermediador e um tipo de solução para todos os problemas sociais de todos os países,
http://internacional.estadao.com.br/noticias/america-do-norte,eua-anunciam-envio-de-mais-130-militares-ao-iraque,1542826