ONICOMISE
Esta afecção afeta aproximadamente 20% da população mundial adulta entre 40 a 60 anos de idade. É mais frequente em mulheres, devido ao hábito de frequentar manicures e pedicure . Raramente afeta crianças, talvez pelo rápido crescimento da unha, complicando o desenvolvimento do microrganismo.
Existem diferentes fontes de infecção, como o solo, animais, pessoas, alicates, tesouras, entre outros instrumentos utilizados na manicure e pedicure. As unhas mais comumente afetadas são as dos pés, em consequência do uso de sapatos fechados, o que propicia um ambiente ideal (umidade, temperatura e ausência de luz) para o desenvolvimento do agente.
Inicialmente, o acometimento pode ser sub ungueal (sob a unha), distal (nas extremidades) e/ou lateral e superficial. Todas essas formas podem vir a comprometer a unha por completo. Mais comumente, inicia-se na borda distal, levando a unha à opacidade, apresentando detritos córneos abaixo da placa ungueal.
1 Onicomicose
É o transtorno mais comum das unhas, onico em grego significa unha. Representam aproximadamente 40% das consultas por lesões ungueais. Também é conhecida como Tinea unguium.
Consiste em uma infecção micótica que afeta toda ou parte da lâmina ungueal, ocasionada por fungos dermatófitos ou não.
Apresenta várias manifestações clínicas: ocorrência simultânea ou não.
A onicomicose é definida como infecção fúngica ungueal representa 20% das doenças das unhas e é uma das mais frequentes causas de onicopatias em todo o mundo.
Na Austrália, Inglaterra e nos Estados Unidos,a prevalência é estimada em torno de 3% do total da população em geral, elevando –se para 5% como aumento da idade acima dos 55 anos.
Existe uma diversidade de