Comparação entre barramentos
IFAM- INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Trabalho 2:
Comparação entre barramentos
Aluna: Amanda Santos
Téc. Informática, 1º módulo
Vespertino
O QUE SÃO BARRAMENTOS?
Barramentos (ou, em inglês, bus) são, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos. Conheceremos aqui algumas características dos principais barramentos presentes nos PCs, como ISA, AGP, PCI, PCI Express e AMR. Veremos que muitos desses padrões já não são utilizados em computadores novos, mesmo assim, conhecê-los é importante.
Barramento ISA (Industry Standard Architecture)
O barramento ISA é um padrão que não é mais utilizado, sendo encontrado apenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na época do IBM PC e essa primeira versão trabalha com transferência de 8 bits por vez e clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, essa valor era de 4,77 MHz).
Na época que surgiu o processador 286, o barramento ISA ganhou uma versão capaz de trabalhar com 16 bits. Dispositivos anteriores que trabalhavam com 8 bits funcionavam normalmente em slots com o padrão de 16 bits, mas o contrário não era possível, ou seja, de dispositivos ISA de 16 bits trabalharem com slots de 8 bits, mesmo porque os encaixes ISA de 16 bits tinham uma extensão que os tornavam maiores que os de 8 bits. Conforme mostra a imagem:
[pic]
Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)
O barramento PCI surgiu no início de 1990 pelas mãos da Intel. Suas principais características são a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33 MHz, especificações estas que tornaram o padrão capaz de transmitir dados a uma taxa de até 132 MB por segundo. Os slots PCI são menores que os slots ISA, assim como os seus dispositivos, obviamente.
Mas, há outra característica que tornou o