Comparação de Deflúvio de Áreas com e sem floresta
PAULO ESTEVAM DA SILVA MARTINS DUARTE
Matrícula: 10/29762
Exercício Obrigatório – Comparação entre o Deflúvio de Áreas com e sem presença da cobertura vegetal
Deflúvio é o volume total de água que passa, por um determinado tempo, por uma seção transversal de um curso d’água (LIMA, 2008 apud DANAEE,
1970), definindo a produção de água de uma bacia num determinado período e integrando todos os fatores hidrológicos de uma bacia, tais como solos, geologia, uso do solo, topografia e clima (LIMA, 2008).
De acordo com LIMA (2008), deflúvio pode ser classificado em escoamento direto e escoamento de base, em que o direito é a parte do deflúvio que é liberada pela bacia durante e imediatamente após a ocorrência de chuvas.
O escoamento de base é a parte do deflúvio que vem da água subterrânea.
Em áreas onde há vegetação nas margens dos cursos d’água, esses cursos são classificados como perenes. O que indica que há água correndo neste curso durante todo o ano. Nestes cursos o escoamento de base flui continuamente, no entanto o escoamento direto apresenta caráter intermitente, ocorrendo apenas em períodos chuvosos.
A cobertura vegetal desempenha papel fundamental na regulação da entrada e saída de água da bacia, uma vez que está envolvida em processos como a transpiração, interceptação, infiltração, percolação, qualidade da água, entre outros. Com a retirada da vegetação arbórea, a tendência é de que haja um aumento da impermeabilização da superfície, o que resulta num aumento do escoamento superficial, a sedimentação dos cursos d’água, queda no nível de qualidade da água, entre outros (LIMA, 2008).
Manejo de Bacias Hidrográficas
1
Universidade de Brasília - Faculdade de Tecnologia - Departamento de Engenharia Florestal
De acordo com LIMA (2008) cerca de 60% da água que chega até o solo é absorvida pelas raízes das vegetações, o que representa