Comparação de análises parasitológicas
COMUNICAÇÃO
34(1):91-93, jan-fev, 2001.
Comparação de quatro métodos laboratoriais para diagnóstico da
Giardia lamblia em fezes de crianças residentes em Belém, Pará
Evaluation of four techniques for diagnosis of Giardia lamblia in children’s stool from Belém city, Para State, Brazil
Ricardo Luiz Dantas Machado1, Maria Cristina Figueredo2, Amanda Farage Frade2,
Mônica Eriko Kudó2, Manoel Gomes Silva Filho1 e Marinete Marins Póvoa1
Resumo Relatamos a comparação de quatro metodologias para o diagnóstico da Giardia lamblia em material fecal de crianças, Belém/PA. A Hematoxilina Férrica e o método direto apresentaram menor positividade, enquanto que o Método de Faust continua uma boa escolha para o diagnóstico e o Ensaio imunoenzimático melhora a qualidade da detecção deste parasito .
Palavras-chaves: Giardia lamblia. Diagnóstico. Ensaio imunoenzimático. Fezes. Coproantígeno.
Abstract We report the evaluation of four techniques for Giardia lamblia diagnosis in children’s stool. The
Iron haematoxilin staining and direct examination with lugol showed lower positivity, while the method of Faust et al. Continues to be a good option for G. lamblia diagnosis and Immunoenzymatic assay increases the detection of this parasite.
Key-words: Giardia lamblia. Diagnosis. Enzyme-linked immunosorbent assay. Stool. Coproantigen.
A Giardia lamblia (Anton van Leeuwenhoek, 1681) é o protozoário intestinal responsável pela giardíase, amplamente distribuída pelo mundo12, sendo mais comum em crianças4. Durante o ciclo evolutivo a G. lamblia apresenta dois estágios de vida: a forma cística e a forma trofozoítica8.
O cisto é a forma infecciosa, que pode permanecer viável na superfície da água por aproximadamente dois meses6, e é transmitida ao homem pela ingestão de água e alimentos contaminados com material fecal contendo esta forma do parasita12. O exame de fezes constitui a forma clássica de diagnóstico laboratorial desta parasitose1