Comparativo do Filme Eldorado e a Colonização Espanhola
DISCIPLINA HISTORIA
COMPARATIVO DO FILME ELDORADO E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
Luciana Ataia
Professor: Salvador Correa
COMPARATIVO DO FILME ELDORADO E A COLONIZAÇÃO ESPANHOLA
A colonização espanhola foi feita com interesses econômicos, mas disfarçados através da alegação da fé cristã. Não há duvida que, o que mais atraia os espanhóis era o ouro e a prata, encontradas no México, Peru e Bolívia e também por causa da agricultura de gêneros tropicais.
Partindo dessa premissa, o filme El-dorado – em busca da cidade de ouro, retrata, não muito especificamente a colonização, mas a guerra entre os espanhóis e os incas, povos que já estavam aqui, quando os espanhóis chegaram. As civilizações Asteca, Maia e Inca tinham uma incrível estrutura político-econômico e social, organizada sobre extensa faixa de terra que ia do México, passando pela América Central e se estendendo à América do Sul.
Na época da chegada do conquistador espanhol Hernán Cortés, haviam impérios bem estruturados como o dos Astecas, que era governado por Montezuma II auxiliado por seus sacerdotes, já que religião e política andavam juntas. Tinham agricultura desenvolvida, sistema de irrigação, aquedutos semelhantes aos da Roma antiga e uma religião baseada no sacrifício humano aos deuses.
Não somente apresentando a riqueza do império Inca, sua cultura, os objetos sagrados, o filme retrata uma luta desigual, onde espanhóis vencem pelo uso de armas de fogo e os incas perdem pela falta de conhecimento e preparo. Realmente, um verdadeiro massacre psicológico e físico!
Enfim, o filme é carente de informação, uma vez que poderia retratar a fundo a verdadeira colonização e o sofrimento de uma civilização.