Compara o entre o Plano Cruzado e o Plano Real
Departamento de Ciências Econômicas de Campos
Disciplina: Economia Brasileira Contemporânea II
Professora: Daniela Franco Cerqueira
Discente: Jefté Claro
Comparações entre o Plano Cruzado e o Plano Real
Podemos tomar como pressuposto que ambos os planos visavam combater a inflação, para trazer a estabilidade monetária e, assim, possibilitar um crescimento econômico sustentável e de longo prazo, porém as medidas que foram tomadas em suas elaborações e os contextos dos dois planos se diferenciavam em diversos aspectos.
Em relação à conjuntura econômica, pode-se dizer que o início da década de 80, ou seja, os anos antecedentes ao plano cruzado foram marcados por um momento turbulento, tanto no contexto internacional quanto no nacional, ao mesmo tempo em que o país sofria de uma recessão (com taxas de decrescimento em 1981 e em 1983 e um crescimento pífio em 1982) e de uma restrição externa aos empréstimos, havia chegado à hora dos países que haviam sido financiadores de recursos cobrarem os tomadores (para o Brasil, esta tomada de empréstimos ocorreu intensamente a partir da década de 70), pois a economia mundial sofria uma crise de liquidez. Nesse mesmo momento, o preço do barril de petróleo disparava devido o choque do petróleo ocasionado pela crise vivenciada no Irã e, logicamente, isto afetava demasiadamente o Brasil, visto que este era um dos principais itens importados. Em resposta a estas turbulências, o país buscou fomentar as exportações para ocasionar saldos comerciais positivos e depois transferir os recursos ao exterior, fomentação esta, feita por meio de renúncia fiscal e políticas ativas de câmbio e de juros, o que fez agravar ainda mais a situação fiscal do governo, que já era frágil.
Apesar do turbulento início da década de 80, próximo os seus meados, a economia mundial voltou ao normal, com o preço do barril do petróleo caindo e o dólar se desvalorizando no mercado internacional. No Brasil, às vésperas do