inflação
Introdução à Economia
JACKSON DOS SANTOS MENEZES BARRETO
INFLAÇÃO:
CONCEITO
CAUSAS
CNSEQUENCIAS
MEDIÇÃO
Salvador-Ba
2014
JACKSON DOS SANTOS MENEZES BARRETO
INFLAÇÃO:
Conceito
Causas
Consequências
Medição
Trabalho Efetivo Discente – TED apresentado ao Curso de Introdução à Economia da Universidade Católica do Salvador
Professor: Godofredo Massarra dos Santos
Salvador-Ba
2014
1 – CONCEITO
[Do lat. Inflatione.] S. f. 1. Ato ou efeito de inflar(-se). 2. Fig. Vaidade, soberba, presunção. 3. Econ. Crescimento anormal e contínuo dos meios de pagamento (moeda e crédito) em relação às necessidades de circulação dos bens de consumo. 4. Econ. Desequilíbrio do sistema monetário, decorrente da redução do poder aquisitivo da moeda e simultânea alta geral dos preços. [Antôn., nas acepç. 3 e 4: deflação.] FERREIRA, Aurélio B. de Hollanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, p. 944.
A inflação é um desequilíbrio econômico que gera uma instabilidade de preço ocasionando o enfraquecimento do poder de compra da moeda em uma determinada região ou país.
Vivemos atualmente uma inflação no Brasil.
Inflação oficial acelera e tem maior taxa para março desde 2003, diz IBGE
IPCA variou 0,92% em março, sobre taxa de 0,69% em fevereiro.
Passagens aéreas lideraram principais impactos no IPCA do mês, diz órgão.
A alta de preços ganhou força no Brasil em março. Considerado a "inflação oficial" do país, por ser usado como base para as metas do governo federal, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,92% no mês passado – a maior taxa para meses de março desde 2003, quando o indicador estava em 1,23%.
O resultado de março também ficou 0,23 ponto percentual acima da taxa de 0,69% registrada em fevereiro. Em março de 2013, o IPCA foi de