Origem da vida
Instituto Federal do Pará
Aluno(s): Leandro do Nascimento Santos Matrícula: 20132080060
Origem da vida: As teorias da origem da vida
Introdução
Desde há muito tempo, o homem tenta explicar a origem da vida. Abiogênese formulada por Aristóteles, foi a teoria estabelecida com base na observação dos fenómenos. Prevaleceu durante muitos séculos, tendo sido refutada somente no século XIX e a biogênese foi um experimento realizado por Redi acabou influenciando o cientistas Louis Pasteur. A Teoria da Panspermia, defendendo que a Terra teria sido colonizada por seres extraterrestres, não dá resposta às questões essenciais.
O Criacionismo, pelo seu lado, remetendo o problema para o foro divino, foge ao confronto com o método científico. Não será considerado no âmbito desta disciplina. A partir da reconstituição do cenário ambiental que terá existido há cerca de 4 biliões de anos, foi possível conceber um modelo evolucionista, tendo como etapa de partida, curiosamente, a geração espontânea; não dos organismos vivos, mas de moléculas orgânicas. Etapas seguintes teriam sido a polimerização das moléculas simples, a condensação espontânea dessas novas entidades químicas em micro gotas individualizadas e detentoras de faculdades metabólicas e, finalmente, a aquisição, por parte destes, da capacidade de reprodução com transmissão de informação.
Abiogênese
E uma teoria que foi refutada ainda na Antiguidade. Ela consiste na crença de que os seres vivos poderiam ser originados a partir da matéria bruta mais ou menos dois séculos atrás, o conhecimento do ser humano sobre os pequenos seres vivos que dividem um lugar na Terra conosco era quase nulo. Isso dificultava as conclusões geradas a partir de experimentos, pois os cientistas acabavam ignorando elementos que influenciavam a conclusão do experimento realizado.
Biogênese
A teoria da biogênese defendia a origem dos seres vivos através de outro