Compactação de Solos
Durante a execução de uma obra, muitas vezes o solo não apresenta as condições requeridas. Ele pode ser pouco resistente, muito compressível ou apresentar características que deixam a desejar do ponto de vista econômico. A solução é tentar melhorar as propriedades de engenharia do solo local.
A compactação é um método de estabilização e melhoria do solo através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo. A compactação tem em vista estes dois aspectos: aumentar a intimidade de contato entre os grãos e tornar o aterro mais homogêneo melhorando as suas características de resistência, deformabilidade e permeabilidade.
2 – Equipamentos utilizados na Compactação:
A compactação consiste na aplicação de uma carga dinâmica, diminuindo os vazios pela expulsão de ar contido nos mesmos. Na execução de compactação há a combinação de vibração e pressão, desde modo os equipamentos disponíveis são:
Soquetes:
Utiliza o impacto para compactar. Tem como vantagem alcançar áreas de difícil acesso e desvantagem é que se atua área localizadas como valas e trincheiras.
Rolo Pé-de-Carneiro:
Rolo com protuberância cilíndricas em forma tronco-cônicas com altura de 20 centímetros, sua compactação se dá de baixo para cima, ou seja, ele atua na camada solta superior compactando a camada inferior.
A vantagem é que com a camada superior solta facilita a operação de arejamento e secagem de siltes e argilas, porém, com a camada superior solta quando chove ela vira uma “esponja” e dificulta o processo de compactação, sem citar que com a camada solta dificulta também a movimentação do transporte aumentado o ciclo, outro ponto negativo é que esse tipo de rolo opera em baixa velocidade.
Rolo Liso:
Rolo de aço oco seu preenchimento pode ser tanto com água quanto com areia, sendo assim aumenta-se a pressão a ser aplicada.
Funciona muito bem em camadas finas até 15 cm para solos finos, sendo