O Turismo como conhecemos hoje
Na antiguidade o homem já possuía a característica de viajar para visitar parentes, tratar da saúde, participar de cultos religiosos e até conhecer lugares diferentes. O turismo tal como conhecemos hoje surgiu no século XIX com as revolução industrial. No século, no pós-guerra a atividade intensificou-se com o desenvolvimento dos transportes, a mudança na estrutura de trabalho, maior tempo dedicado ao lazer o que estimulou o crescimento das atividades turísticas.
Trigo (2001) apresenta algumas alterações sofridas na sociedade que auxiliaram para o desenvolvimento deste segmento de serviços, destacando-se:
[...] a semana de seis dias, as oito horas de trabalho diárias, as férias remuneradas, os seguros sociais, a democratização do ensino público gratuito foram alguns dos pontos que possibilitaram que cada vez mais pessoas no século XX tivessem acesso à diversão e ao turismo (p. 15).
Alguns autores citam a Inglaterra como o berço do processo que levou à evolução do turismo enquanto fenômeno em escala mundial.
As estradas de ferro foram responsáveis por algumas das transformações mais importantes ocorridas na economia norte-americana, na segunda metade do século XIX, tendo ampla influencia na locomoção das pessoas e por consequência no turismo.
A produção de automóveis também incrementou o mercado revolucionando assim, as possibilidades de viajar. Adicionaremos à isto a institucionalização das férias como direito dos trabalhadores fez com que estes se transformassem em consumidores no tempo livre.
E não podemos esquecer da evolução dos transportes aéreos que aumentou a possibilidade de locomoção. E possibilitou o crescimento das atividades turísticas como conhecemos hoje.