Como o iluminismo vai se relacionar com a questão da história
Segundo Ernest Cassirer, o século XVIII é extremamente “a - histórico” constituiu uma idéia desprovida de qualquer fundamento histórico, e afirma que isso foi uma campanha divulgada pelo Romantismo. O mundo da cultura histórica só foi descoberto graças às idéias do século XVIII. E se não fosse à herança intelectual do iluminismo jamais o Romantismo poderia sustentar suas posições. Por mais que o Romantismo, século XIX, se afaste da filosofia das luzes na concepção materialista da história em sua filosofia da história permanece ligado em seu método.
A filosofia do iluminismo acredita desde o inicio que os problemas da natureza e da historia formam uma unidade que é impossível desfazer para tratar parte de cada uma das frações, aplicarem a natureza e a historia a mesma problemática, mesmo método universal da “razão”. A filosofia do iluminismo considerava a física matemática um fato, mas a história ainda havia todo um trabalho a realizar. Vai ser muito retratado a questão dos fatos históricos e comparado com a física matemática.
Voltaire “inaugura” essas questões em seu Ensaio sobre os costumes e assim influenciou muitos filósofos, como Hume que é prova da estreita união de historia e filosofia. No século XVIII, época da historiografia filosófica, procura equilibrar esses dois elementos. A história é agora o modelo metodológico que o século XVIII conferiu uma nova compreensão de tarefa universal e da estrutura das ciências humanas. Mas primeiro tinha que libertar o conjunto das ciências da teologia, pois toda explicação era