COMO A MULHER
C JRSO Z5 FU SC 4MES~ 3S
CAPITULO SEIS
COMO A MULHER
DESEMPENHA O SEU PAPEL
A palavra do Senhor é muito clara quanto a conduta que Deus espera de cada cônjuge. Não são deveres opcionais. São mandamentos claros do Senhor. Só podemos cumprir estes mandamentos quando andamos no Espírito (Romanos 8.7).
Muitos cônjuges anotam os deveres do outro, vivem cobrando o seu comprimento mas não cumprem com os seus próprios deveres. Dentro do casamento cada um deve assumir a sua responsabilidade independentemente do comportamento do outro. Se o marido trata mal a mulher, isto não livra a mulher de sua responsabilidade, e vice-versa.
Se colocamos em prática os princípios do reino de Deus no lar, há paz, bom exemplo para os filhos que também terão famílias estáveis, bom exemplo para as outras famílias da igreja e testemunho para o mundo (Mt 5.16).
1. A Submissão Ao Marido
“As mulheres sejam submissas a seus próprios maridos, como ao Senhor; porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da igreja, sendo este mesmo salvador do corpo. Como, porem, a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo submissas a seus maridos”.
(Efésios 5,22-24. Ver também Colossenses 3.18 e I Pedro 3.1-2).
A submissão está relacionada ao princípio de autoridade que Deus estabeleceu em todas as ordens da vida social. O propósito da autoridade é estabelecer ordem e harmonia. Não é uma hierarquia, mas uma função.
2. O que a mulher precisa entender sobre a submissão?
•
DEUS MANDA QUE A MULHER SE SUBMETA AO MARIDO .
•
Submissão é o reconhecimento da autoridade estabelecida.
Não é o marido que impõe autoridade sobre ela. No reino de Deus toda a autoridade é reconhecida, e não imposta.
Significa obediência humilde e com boa disposição. Não é apenas uma obediência externa, mas uma atitude interior de submissão e respeito.
“...EU E A MINHA CASA SERVIREMOS AO SENHOR” (Josué 24.15)
53
A FAMÍLIA CRISTÃ
CURSO DE FUNDAMENTOS
•
A SUBMISSÃO