Como viver de balas
Variações na mão-de-obra para atender à demanda variável ao longo do tempo podem ser obtidas por meio do processo de contratação e emissão. Há situações em que o efeito as variações na demanda pode ser absorvido pelo ajuste dos horários de início e término de um turno de trabalho.
A idéia de redefinir o horário de início de um turno para enfrentar a variação da demanda pode ser estendida também ara outros ambientes operacionais. Veja o exercício a seguir onde se trata da determinação do número mínimo de ônibus necessário para satisfazer as necessidades de transporte em horários de pico e fora de pico.
EXERCÍCIO
A prefeitura de Santos está estudando a viabilidade de introduzir um sistema de ônibus para transporte de massa que aliviará o problema da mistura de nevoeiro com fumaça pela redução do trânsito no centro da cidade. O estudo procura o número mínimo de ônibus que possa dar conta das necessidades de transporte. Após colher as informações necessárias, o engenheiro da prefeitura percebeu que o número mínimo de ônibus necessários variava de acordo com a hora do dia, e que o número de ônibus requeridos poderia ser aproximado para valores constantes em intervalos sucessivos de quatro hora. Veja o resultado da pesquisa no gráfico a seguir:
[pic]
Devido à manutenção diária obrigatória, cada ônibus pode circular apenas oito horas sucessivas por dia. Determine o número de ônibus em funcionamento em cada turno que atenderá à demanda mínima e ao mesmo tempo minimizará o número total de ônibus em funcionamento.
Desenhe a planilha que solucionará o problema. Identifique a função objetivo, variáveis de decisão, restrições e respectivas fórmulas. A seguir, parametrize o solver.
[pic]