Como usa??
Descoberta da Radioatividade A descoberta dos Raios X(ondas eletromagnéticas de pequeno comprimento de onda, bastante energéticas, penetrantes e ionizantes), revolucionou o mundo cientifico. Foi então que Henri Becquerel tentou descobrir raios X em substancias fluorescentes. Após diversas tentativas, descobriu que o sulfato duplo de potássio e uranila K2UO2(SO4)2 emitia raios semelhantes aos raios X. Em 1896, Becquerel declarava que o sulfato duplo de potássio e uranila emitia estranhos raios, que inicialmente foram denominados de “raios de Becquerel”.
Esta descoberta causou profundo interesse ao casal de cientistas Marie Sklodowska e Pierre Curie, que trabalhavam no laboratório de Becquerel. Eles acabaram descobrindo que a propriedade de emitir aqueles raios era comuns a todos compostos que possuíam urânio, mostrando assim que o elemento urânio era o responsável pelas misteriosas emissões.As pesquisas continuaram e, logo depois, o casal Curie anunciava a descoberta de outro elemento muito mais radiativo que o polônio e que foi denominado de “radio”.
Natureza das Emissões
A emissão radiativa é constituída de partículas de carga positiva, partículas de carga negativa e ondas eletromagnéticas.
Essas radiações foram denominadas:
Partículas Alfa(α): Tem carga positiva, possuem 2 prótons e 2 nêutrons, núcleos de átomos de hélio: +2α4 ou He2+ .
Partículas Beta(β): Tem carga negativa, são elétrons que saem de volta do núcleo.
Emissões gama (γ): ondas eletromagnéticas: 0γ0
Leis da radioatividade
1ª Lei: Soddy
Quando um átomo emite uma partícula α, o seu número atômico diminui de 2 unidades e o seu número de massa diminui de 4 unidades.
90Th232 → +2α4 + 88Ra228
228 + 4 = 232
88 + 2 = 90
2ª Lei: Soddy, Fajans, Russel
Quando um átomo emite uma