Como uma sociedade pode comportar duas realidades diferentes,na área da educação com as desigualdades .
Na sociedade em que vivemos, uma boa educação é essencial para uma formação profissional e acadêmica, educação é essencial na formação do cidadão tendo a escola como fator relevante para a construção do indivíduo, Vivemos hoje em uma época de globalização, tanto da economia quanto das tecnologias e informações que vêm sendo modificadas constantemente e refletem diretamente nas escolas na cultura é na sociedade. Uma dessas mudanças foi o surgimento das escolas técnicas, que surgiu após a revolução industrial e a globalização. Esse novo modelo de escola vem crescendo ao longo dos anos, seu principal objetivo era formar mão -de -obra para a industriá.
Atualmente não estão só interessados em formar mão-de- obra, mas formar o cidadão como todo, trabalham com a valorização da ciência e os estudos de todas as áreas.
Segundo Jaqueline Blasi “tem como objetivo promover o espirito de investigação ao aluno”.As escolas técnicas foram as que se sairão melhor no Enem,das cinquenta escolas que teve uma boa colocação no Enem só uma que não era técnica. Já Moacir Gadotti , afirma que o conhecimento tem presença garantida em qualquer projeção que se faça do futuro. Para a educação numa sociedade que utiliza cada vez mais as tecnologias da informação, tem um papel decisivo na criação de outros mundos possíveis, mais justos, produtivos e sustentáveis para todos e todas, sem o individualismo a competitividade e no lucros seus fundamentos. Educar para um outro mundo possível é fazer da educação, tanto formal, quanto não-formal, um espaço de formação crítica e não apenas de formação de mão-de-obra para o mercado;é educar para articular as diferentes rebeldias que negam hoje as relações sociais capitalistas; é educar para mudar radicalmente nossa maneira de produzir e de reproduzir nossa existência no planeta, portanto,