Como Tratar Vasos E Varizes
Como tratar vasos e varizes
Médicos explicam os principais tipos de tratamento disponíveis para resolver o problema
Chris Bertelli, iG São Paulo | 03/02/2010 10:08:17
Texto:
Getty Images
Varizes: tratamento começa pela escolha de um profissional especializado
O corpo humano é composto por veias de diferentes calibres. Os vasos são problemas nas estruturas menores e as varizes, nas maiores. “É como uma árvore, que tem troncos de diferentes tamanhos, mas com a mesma finalidade”, explica Calógero Presti, presidente da regional São Paulo da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular.
“Alguns casos não são considerados problemas graves de saúde”, avalia o cirurgião vascular. Mas muitas mulheres lotam os consultórios atrás de uma perna lisa e sem marcas. O tratamento correto para cada caso vai depender da avaliação de um médico vascular. “Quando a pessoa procura pelo tratamento, não é o método que vai ser usado o mais importante, mas sim o profissional”, alerta Calógero.
Depois dos mitos e verdades sobre esse desagradável problema, o Delas foi atrás das principais armas que os especialistas têm nessa área. Confira.
Cirurgia
A operação é o método mais seguro no tratamento de varizes de grosso calibre e, ainda hoje, o que oferece menos riscos. Os médicos “desligam” a veia doente em dois pontos, retirando-a em seguida. A cirurgia não exige muitos dias no hospital e a recuperação pode levar de uma a três semanas, dependendo do caso.
Escleroterapia química
Tratamento mais indicado para pequenos vasos. O médico injeta uma substância no interior da veia doente, forçando a circulação a ser feita pelas veias próximas.
Crioescleroterapia
Semelhante à escleroterapia química, com uma diferença: a temperatura da substância injetada é de 40 graus negativos. O frio intenso destrói as paredes internas do vaso, que desaparece sob a pele. Não é preciso internação e é indicado para vasos e varizes pequenas.
Espuma esclerosante
O método é muito