Varizes - o que são
Por que elas aparecem? As varizes podem ser primárias ou secundárias. As primeiras em verdade, não se sabe as causas, sabemos serem em parte por fatores hereditários e em outras através de fatores adquiridos pré disponentes. Predominantes no sexo feminino, mesmo entre as mulheres que não tiveram filhos. O percentual é de sete mulheres para quatro homens. As causas secundárias de surgimento são: trombose venosa profunda, gestação, obesidade e hormônios femininos, há prevalência em profissões que permanecem por períodos maiores de pé, obstipação intestinal, uso de sapatos inadequados, entre outras.
Quais são os sintomas? Classicamente: uma tríade dor, fadiga, sensação de peso nos membros inferiores, menos frequentes: ardor, prurido, formigamento, calor, inchume, e cãibras.
Como tratar as varizes? 1) tratamento clínico: medidas gerais: evitar ficar de pé por períodos prolongados, evitar obesidade, evitar uso de hormônios principalmente os estrogênios, praticar exercícios físicos regulares, principalmente caminhadas, meias elásticas são sempre indicadas. Medicamentos: Flebotônicos - compostos destinados a diminuir o extravasamento de líquidos pelos capilares, e aumentar o tônus da musculatura venosa e peristalse do sistema linfático. 2) Escleroterapia: Injeção de substâncias para fazer com que as veias desapareçam, transformando as veias que se assemelham a um tubo em uma fita que não é mais visível. Outras alternativas: Radiofrequência: se encosta uma agulha no vaso e faz com que este desapareça,