Como ter uma coluna saudável
Anatomia Básica e Biomecânica
A coluna
A coluna vertebral consiste em sete vértebra, doze torácicas, cinco lombares, cinco sacrais e quatro coccígeas, que se articularam da basa do crânio até o sacro. Vista de frente, a coluna normalmente apresenta-se reta; vista de lado, tem a forma de um “S”. A curva de região cervical é côncava, assim como a curva lombar. A curva torácica é convexa.
A coluna é constituida dessa maneira para suportar a considerável pressão exercida pelo peso. As vértebras lombares são maiores da coluna vertebral, o que se explica pelo fato de suportarem toda a pressão exercida pelo corpo, do sacro para cima. Apresentam-se mais fortes quando estamos na posição ereta, e mais fracas quando nos curvamos.
*Imagem 2: vista lateral de drontal da coluna.
A vértebra lombar
A vertebra lombar constitui-se a ser extremamente leve, mas com grande densidade ao logo das linhas de força pelas quais se distribui o peso. Um corte transversal da vertebra permite-nos ver muitos espaços vazios. As três protuberâncias servem para ligar os músculos aos ligamentos e, juntamente com a vertebra, formam o canal vertebral, cujos contornos são semelhantes aos de um triângulo, e que abriga a medula.
Facetas articulares
O disco
Os nervos
Os ligamentos
Os musculos
Os musculos abdominais (estômago) sustentam a coluna, regulando a pressão no interior do abdômen, especialmente nas ações de empurar, levantar, tossir, e espirrar;
Os músculos abdominais, quando enfaquecidos, contribuem para os problemas lombares: tornam-se flácidos e preguiçosos com o aumento do peso.
Movimento funcional
A extenção do movimento funcional da coluna é determinada peo efeito cumulativo do movimento de cada vértebra; a mobilidade também é determinada pela flexibilidade da articulação dos músculos e dos ligamentos. A flexibilidade pode ser melhorada e mantida por itermedio de exercicios