Como surgiu o Realismo/Naturalismo
Acelera-se o desenvolvimento dos transportes, por causa da descoberta do petroleo e da eletricidade. Nas cidades, há uma concentração cada vez maior de trabalhadores, que vivem em condições sub-humanas, enquanto a burguesia industrial se enriquece cada vez mais
Na Europa, o Realismo surge primeiramente na França, em 1857, com a publicação do romance realista "Madame Bovary", de Gustave Flaubert.
Pela primeira vez na literatura, tratou-se, de forma crua, do adultério feminino, evidenciando a degradação dos costumes. Esse romance chocou a sociedade da época, tendo sido considerado imoral. Nele se narra a história de Emma, uma jovem pobre e sonhadora que havia sido criada em um convento em que se casa com Charles Bovary, um médico viúvo, tímido, sem iniciativa e provinciano, e assim, a trama segue.
No século XIX, surgem novas concepções a respeito do homem e da vida em sociedade, com isso o estudo da Biologia, Psicologia e Sociologia estavam em alta.
O naturalismo é uma ramificação do Realismo e uma das suas principais características é a retratação da sociedade de uma forma bem objetiva.
Características do Naturalismo:
*A principal característica do Naturalismo é o cientificismo exagerado que transformou o homem e a sociedade em objetos de experiências.
*Descrições minuciosas e linguagem simples
*Preferência por temas como miséria, adultério, crimes, problemas sociais, taras sexuais e etc. A exploração de temas patológicos traduz a vontade de analisar todas as podridões sociais e humanas sem se preocupar com a reação do público.
*Ao analisar os problemas sociais, o naturalista mostra uma vontade de reformar a sociedade, ou seja, denunciar estes problemas, era uma forma