Computador Quimico
Após uma pesquisa e leitura sobre o computador químico, pude compreender sua função e sua grande importância. Ele é um computador utilizado pelos químicos para realizar cálculos bastante complexos e armazenar informações de pesquisas. Os dados são representados por variações nas concentrações das substancias químicas. Até o momento ele ainda está passando por um estágio experimental e funciona se baseando nas leis da química para armazenar e processar os dados. As ondas emitidas por reações são utilizadas para realizar cálculos químicos de forma precisa, além disso o computador químico pode resolver problemas de geometria computacional.
O objetivo dos pesquisadores é desenvolver componentes químicos e suas interconexões, formando arquiteturas funcionais capazes de fazer computações.
Sua principal função é resolver cálculos que de modo convencional seriam quase impossíveis de se resolver, além disso teriam um gasto enorme, de fato o computador químico veio para revolucionar.
Em termos gerais, um computador químico é aquele que processa a informação através do estabelecimento e quebra de ligações químicas e armazena estados lógicos ou informações nas estruturas químicas resultantes.
Um computador químico, também chamado de computador reação-difusão BZ ou computador gooware é um computador convencional com base numa "sopa" química semi-sólida, onde os dados são representados por variações nas concentrações de substâncias químicas. Os cálculos são realizados pela ocorrência natural de reações químicas. Até o momento ele ainda está em um estágio experimental muito inicial, mas pode ter um grande potencial para a indústria de computadores.
Assim como existem computadores baseados em princípios da física, como os quânticos, esse modelo computacional usa leis da química para armazenar e processar dados.