Islamismo
Ele nasceu na cidade de Medina, no Hijáz, no dia 3 do mês de Chaaban do ano 4 da Hijra (627d.C), e por ordem de Deus Supremo o Mensageiro de Deus o chamou de Al-Hussein, tomando-o nos braços e sussurrando em seu ouvido direito o Azan e o Iqamat no seu ouvido esquerdo, quando os anjos, acompanhados do Arcanjo Gabriel, surgiram diante do Mensageiro (S.A.A.S.) e o felicitaram pelo abençoado nascimento. No sétimo dia o profeta (S.A.A.S.) mandou abater em homenagem do segundo neto um carneiro, tal como fizera com o primeiro neto o Imam Al-Hassan (A.S.).
Seu pai foi o Imam Ali Ibn Abi Táleb (A.S.) o recomendado do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Sua mãe foi Fátima “Azzahra” (A.S.), Senhora das mulheres do mundo e filha do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.). Seu avô materno foi Mohammad Ibn Abdallah, Mensageiro de Deus e último dos profetas (S.A.A.S.). Sua avó materna foi Khadija Bent Khuaileid, (A.S.) a Mãe dos crentes. Seu avô paterno foi Abed Manaf Ibn Abedel Muttâleb mais conhecido como Abu Táleb, sheikh dos nobres e protetor do Mensageiro de Deus (S.A.A.S.).
Seu desenvolvimento
O Imam Al-Hussein (A.S.) se desenvolveu e cresceu sob a sombra de seu avô, do qual absorveu o ensino do Islam, porém sempre conivente com seu pai o Imam Ali e sua mãe Fátima “Azzahra”(A.S.), juntamente com seu irmão mais velho Al-Hassan. Aliás, ambos são considerados a verdadeira Linhagem da Casa Profética, da Revelação e do Al-Uahi, isto é, da Inspiração.
Seus méritos
O Mensageiro de Deus (S.A.A.S.) fez muitas alusões sobre seus méritos e os méritos de seu irmão Al-Hassan (A.S.) dizendo:
“Por Deus que os amo e amo aqueles que os amam!”
“Aquele que ama Al-Hassan e Al-Hussein o amo também, e a quem eu amo, Deus o ama; e quem Deus ama, Ele fará entrar no paraíso. Porém quem os desprezar, eu o desprezarei, e quem eu desprezar Deus o desprezará, e quem Deus desprezar o lançará no inferno!”
“Al-Hussein é