projeto
1.1.Tema: Este projeto volta-se para uma investigação acerca da utilização do lúdico como instrumento facilitador no ensino – aprendizagem, principalmente no ensino infantil.
2.JUSTIFICATIVA DO TEMA
A realização desta pesquisa justifica-se pelo fato de que o brincar é uma necessidade básica, assim como é a nutrição, a saúde, a habitação e a educação. Brincar ajuda a criança no seu desenvolvimento físico, afetivo, intelectual e social, pois, através das atividades lúdicas, a criança forma conceitos, relaciona idéias, estabelece relações lógicas, desenvolve a expressão oral e corporal, reforça habilidades sociais, reduz a agressividade, integra-se na sociedade e constrói seu próprio conhecimento.
Neste trabalho, pretende-se olhar a temática da brincadeira enfatizando o papel do lúdico na infância, destacando a importância do faz-de-conta para o desenvolvimento da criança. A infância é a idade das brincadeiras. Por meio delas, a criança satisfaz, em parte, seus interesses, necessidades e desejos particulares. Conhecer a criança em seu contexto cultural implica observá-la no seu dia–a-dia, nos jogos e brincadeiras, os quais possibilitam o aprendizado e a expansão da criatividade, bem como fortalecem a sociabilidade e estimulam a liberdade de expressão.
3. FORMULAÇÃO DO PROBLEMA DE PESQUISA
1- Qual é a concepção sobre os referenciais teóricos do lúdico como fator de influência no comportamento infantil?
2- Como a criança desenvolve através do lúdico importantes capacidades como: socialização, criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento?
3- Qual o papel do lúdico como instrumento facilitador no ensino-aprendizagem?
4.OBJETIVOS
Ressaltar a importância do lúdico no desenvolvimento infantil.
4.1.OBJETIVOS ESPECÍFICOS
a) Perceber como a criança através do lúdico desenvolve importantes capacidades como: socialização, criatividade, memorização, imaginação e amadurecimento.
b) Investigar