como surgiram os doces
A origem dos doces remonta aos tempos antigos. Nos baixos-relevos gravados há mais de 30 séculos na tumba do egípcio-faraó Ramsés III, aparece uma variedade de doces fabricados com farinha de trigo, mel, frutas e especiarias que serviam de oferenda aos deuses.
Mas o gosto pelos doces, tal qual entendemos atualmente, começou tardiamente no Extremo Oriente com a utilização da cana-de-açúcar pelos chineses e indianos. Por volta do século X, a utilização do açúcar na cozinha chega a Europa e se alastra por todo o mundo.
No Brasil, os primeiros doces chegaram com a esquadra de Pedro Álvares Cabral, em abril de 1500. Foram ofertados como presentes, aos índios de Porto Seguro que até então desconheciam completamente a arte. Logo as senhoras portuguesas trariam suas receitas cheias de segredos que pouco a pouco foram ensinadas às escravas cunhãs.
Fontes: Especial Gourmet por Dario Vianna - Gazeta Mercantil 24/03/01.
Bomboceria Codado http://www.bombomceriacodado.com/db.htm
Marzipã
Feita com uma mistura simples de açúcar e farinha de amêndoas, o Marzipã surgiu no império Persa (500 AC) e até hoje é bastante popular na Europa, já que sua consistência permite criar doces em qualquer formato, podendo até ser utilizados como ornamento. Chiclete
Algumas Gomas de Mascar foram datadas a 5000 anos atrás, no período Neolítico, mas eram derivadas de couro e gordura animal e não deviam ser nada apetitosas. Já os Aztecas utilizavam a essência de uma árvore chamada Chicle para criar uma goma de sabor refrescante, basicamente a mesma finalidade de hoje! Gregos antigos também gostavam de mascar gomas, assim como os Índios Americanos e só em 1848 apareceu o primeiro chiclete comercial.
Existe uma lenda de que se você engolir um chiclé, ele ficará em seu estômago por 7 anos. É verdade que não conseguimos digerir essas gomas, porém é muito improvável que ele vá ficar paradinho no estômago, o normal é sair direto no próximo chamado da