como sugiram as raças de cachorro
Há 30.000 anos nossos antepassados viviam como nômades, movendo-se pelo planeta em busca de comida. Porém, esta liberdade era acompanhada de diversos perigos como ursos e felinos que competiam pela mesma comida. E também os lobos, que seguiam os grupos de antigos humanos e aproveitavam para capturar algum indivíduo mais debilitado.
Nem sempre eles tinham esta oportunidade. Nossos antepassados conseguiam se defender ligeiramente bem. Para os lobos restou aproveitar os restos de comida deixados pelos grupos de nômades. Não eram todos que faziam isto. Por causa do comportamento arisco, apenas alguns tinham em sua genética este desbloqueio gerado pelo stress de sempre estar atento a sobrevivência.
Estes que chegaram mais próximos para aproveitar os restos, se deram bem. Eles tinham alimento em abundância tornando-se mais saudáveis. Conseguiam se reproduzir mais e passar adiante este desbloqueio quanto a aproximação aos humanos. Os humanos começaram a achar interessante esta aproximação, pois os lobos que estavam se aproximando protegiam o grupo de ameaças externas.
Assim, os homens acabam acolhendo os lobos com características que eles precisavam. E desta forma, eles domesticam o homem...
Passam-se 10.000 anos e os efeitos do clima da Era do Gelo ficam mais amenos. Os grupos de humanos começam a se estabelecerem em aldeias. O clima favorável dá a oportunidade do surgimento da agricultura. Os lobos mais calmos continuam fazendo companhia agora aos humanos sedentários.
Estes lobos trocam sua liberdade por comida fácil e abundante. Além disso, os humanos começam a forçar certos cruzamentos e matam aqueles que nascem sem a característica desejada. O ser humano tem em suas mãos pela primeira vez o poder da Evolução.
Como não é uma coisa natural, chamamos isto de "Seleção Artificial "ou "criação". Foi