como se altera o granito
As rochas são constituídas por minerais, esses minerais contem diferentes características o que permite a distinção entre diferentes rochas.
Alocromáticos:
- Apresentam uma cor variável;
Exemplo: - quartzo ametista; - quartzo incolor; -quartzo róseo Idiocromáticos:
- Apresentam cor variável;
Exemplo: - malaquite; -azurite; -pirite;
Risca ou traço
A cor do mineral quando reduzido a pó corresponde à risca ou traço. Esta propriedade é importante na identificação de minerais, porque mesmo que a cor do mineral varie, a risca, normalmente, mantem-se constante, podendo em certos casos ser diferente da própria cor do mineral.
Por exemplo a hematite tem cor negra e risca vermelha sanguínea.
Brilho ou lustre O brilho consiste no efeito produzido pela qualidade e intensidade de luz reflectida numa superfície de fractura recente do mineral. Os minerais podem ter brilho metálico, como acontece com a galena que reflecte a luz de um modo semelhante aos dos metais polidos, e brilho não metálico ou vulgar. Há diferentes termos utilizados para descrever o brilho dos minerais que apresentam brilho não metálico. Em certos casos como na volframite, por exemplo o brilho é o tipo metálico mais sensível mais fraco designando-se então por brilho submetálico. Os minerais de brilho metálico, com excepção dos metais nativos têm risca escura ou mesmo negra.
Clivagem e fractura
Quando se aplica uma pancada com o martelo sobre amostras de quartzo e de calcite, pode observar-se que revelam comportamentos mecânicos muito diferente.
A calcite