VHF radio
Capitulo I – Descrição básica do equipamento radiotelefónico
1.1 – Ondas eletromagnéticas
As ondas eletromagnéticas são resultado das combinações de campos elétricos com campos magnéticos. Foi graças à descoberta das propriedades dessas ondas que hoje em dia podemos ouvir músicas ou notícias nos rádios, assistir a programas de TV, aquecer alimentos no micro-ondas, aceder à internet e mais uma infinidade de coisas. Esta onda tem uma velocidade de 3x108 m/s no vácuo.
1.2 - Modo básico de funcionamento:
O principal interesse do uso de um aparelho radiotelefónico é transmitir uma mensagem de um local para o outro mais longe do que o alcance da voz ou até mesmo da vista. Podemos então dizer que:
- A mensagem é codificada e transformada em onda eletromagnética.
- A antena irradia energia para o espaço, essa energia propaga-se sob a forma de onda eletromagnética no “espaço”.
- Qualquer receptor de rádio situado a uma distância considerável recebe essa energia e trabalha de modo a recuperar a mensagem.
Existem 3 tipos de ondas eletromagnéticas:
Ondas superfície – atravessam o ar seguindo a curvatura da superfície da terra.
Ondas diretas – são as que tocam a terra entre o emissor e o receptor.
Ondas indireta – sobem e são refletidas na ionosfera.
A onda direta – Esta onda pode propagar-se até mais 15 % do que a distância do horizonte visual, devido a refração que sofre.
Podemos ainda dizer que estas ondas têm melhor propagação em atmosferas húmidas.
Visto que se tratam de ondas, estas variam entre a banda de frequência que se encontra entre os 156 MHz e 174 MHz. Esta banda foi atribuída pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), através do Regulamento das Radiocomunicações ao Serviço Móvel Marítimo.
O VHF tem 57 canais numerados de 1 a 28 com a separação de frequência entre canais de 50 kHz. Em 1972 foram criados os canais 60 a 88 com um espaço reduzido de canais entre 25 kHz. Cada